Ação Social

Gabinete de Acção Social

O Gabinete de Ação Social da Junta de Freguesia de Oliveira do Douro dá uma resposta inserida num sistema integrado de protecção social de intervenção em rede, procurando a melhoria das condições de vida e a dinamização de iniciativas favorecedoras de desenvolvimento de capacidade e autonomia dos indivíduos, famílias, grupos e da comunidade local. O seu âmbito de intervenção centra-se fundamentalmente nas situações de exclusão social, marginalização e pobreza, intervindo ao nível do atendimento e acompanhamento social à população e no apoio especializado a grupos específicos mais vulneráveis (crianças em risco, idosos isolados e/ou dependentes, etc.), assim como na implementação de uma rede de equipamentos e serviços sociais, através de programas de iniciativa nacional e comunitária.

Em qualquer situação de emergência, carência ou violência, contacte-nos! Ajude-nos a ajudar!

Responsável Técnica: Dra. Edite Fernandes
Contactos: 227 860 680 | gas@jfodouro.com
Local: Junta de Freguesia de Oliveira do Douro

Comissão Social de Freguesia

A Comissão Social de Freguesia é uma entidade farol ao serviço da acção social em Oliveira do Douro. Dirigida pela Junta de Freguesia, através do seu Gabinete de Acção Social, dela fazem parte instituições como as IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) locais, escolas ou a PSP.

Trabalhando em rede e de forma integrada, cada instituição referencia situações problemáticas de pessoas e famílias a passar por algum tipo de dificuldade ou vulnerabilidade, prestando um apoio imediato às necessidades básicas e encaminhando as
pessoas envolvidas para todo o tipo de apoio em termos de saúde, segurança social, formação ou emprego, possibilitando a solução mais completa possível à realidade de cada caso e criando condições para que a situação seja superada. Este tipo de trabalho em rede, para além de potenciar a recuperação da autonomia das pessoas apoiadas, permite, ainda, fazer face a um maior número de solicitações, visto que a ajuda inicial não é prestada em duplicado, após a identificação das necessidades por qualquer uma das instituições da Comissão.

Gabinete de Inserção Profissional

O Gabinete de Inserção Profissional (GIP) tem por objectivo apoiar jovens e adultos desempregados na definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho, em estreita articulação com o Centro de Emprego de Vila Nova de Gaia.

Assim o GIP da Junta de Freguesia presta:

– Informação profissional para jovens e adultos desempregados;
– Apoio na procura activa de emprego;
– Acompanhamento personalizado dos desempregados em fase de inserção ou reinserção profissional;
– Divulgação de ofertas de emprego e actividades de colocação;
– Encaminhamento para ofertas de qualificação;
– Divulgação e encaminhamento para medidas de apoio ao emprego, qualificação e empreendedorismo;
– Divulgação de programas comunitários que promovam a mobilidade no emprego e na formação profissional no espaço europeu;
– Motivação e apoio à participação em ocupações temporárias que facilitem a inserção no mercado de trabalho.

Paralelamente, constitui-se como uma importante plataforma de apoio ao tecido empresarial local, na medida em que presta também serviços de:

– Divulgação de ofertas de emprego;
– Apoio no recrutamento e selecção de colaboradores;
– Divulgação de medidas de apoio à contratação;
– Colaboração nas candidaturas às medidas de apoio à contratação.

Responsável Técnica: Dra. Anabela Ribeiro
Contactos: 227 860 680 | gip.oliveiradodouro@gmail.com
Local: Junta de Freguesia de Oliveira do Douro

Centro de Terceira Idade Manuel Arménio Braga

O Centro de Terceira Idade Manuel Arménio Braga foi criado em 1987 e desde essa altura presta um serviço fundamental à população idosa de Oliveira do Douro. A sua direcção técnica é partilhada com a Delegação da Cruz Vermelha em Vila Nova de Gaia e o Centro presta actualmente três tipos diferentes de valências.

O Centro de Dia é uma resposta social, que consiste na prestação de um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção dos idosos no seu contexto sócio-familiar. Contribui para a melhoria da qualidade de vida dos utentes e suas famílias, evitando o isolamento e prestando cuidados de ordem física e apoio psicossocial, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar. Esta valência inclui os serviços de refeição (almoço e lanche), cuidados de higiene pessoal, tratamento de roupa e transporte.

O Centro de Convívio é uma resposta social de apoio a actividades sócio-recreativas e culturais, organizadas e dinamizadas com a participação dos próprios idosos. Contribui para a melhoria da qualidade de vida dos utentes, prevenindo situações de dependência e promovendo a autonomia. Para além disso, fomenta as relações interpessoais entre os idosos e destes com outros grupos etários, incentivando a socialização e partilha de experiências, promovendo actividades de educação/formação, lazer, cultura e recreio e contribuindo para retardar a institucionalização.

Finalmente, o Serviço de Apoio Domiciliário é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou actividades da vida diária. Esta valência inclui os serviços de refeição (almoço e lanche), cuidados de higiene pessoal, tratamento de roupa e limpeza habitacional. 

Responsável Técnica: Dra. Edite Fernandes
Contactos: 227 860 680 | gas@jfodouro.com
Local: Junta de Freguesia de Oliveira do Douro

Centro de Atividades Sénior de Quebrantões

Aberto em 2016, o Centro de Actividades Sénior de Quebrantões visa dotar este lugar da freguesia de uma resposta social adequada à sua comunidade idosa. No Centro desenvolvem-se actividades sócio-recreativas e culturais, organizadas e dinamizadas com a participação dos próprios idosos. Contribui para a melhoria da qualidade de vida dos utentes, prevenindo situações de dependência e promovendo a autonomia. Para além disso, fomenta as relações interpessoais entre os idosos e destes com outros grupos etários, incentivando a socialização e partilha de experiências, promovendo actividades de educação/formação, lazer, cultura e recreio e contribuindo para retardar a institucionalização.

Responsável Técnica: Dra. Edite Fernandes
Contactos: 227 860 680 | gas@jfodouro.com
Local: Rua da Fábrica, Oliveira do Douro, 4430-095 Vila Nova de Gaia