Centro de Terceira Idade Manuel Arménio Braga

O Centro de Terceira Idade Manuel Arménio Braga foi criado em 1987 e desde essa altura presta um serviço fundamental à população idosa de Oliveira do Douro. A sua direcção técnica é partilhada com a Delegação da Cruz Vermelha em Vila Nova de Gaia e o Centro presta actualmente três tipos diferentes de valências.

O Centro de Dia é uma resposta social, que consiste na prestação de um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção dos idosos no seu contexto sócio-familiar. Contribui para a melhoria da qualidade de vida dos utentes e suas famílias, evitando o isolamento e prestando cuidados de ordem física e apoio psicossocial, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar. Esta valência inclui os serviços de refeição (almoço e lanche), cuidados de higiene pessoal, tratamento de roupa e transporte.

O Centro de Convívio é uma resposta social de apoio a actividades sócio-recreativas e culturais, organizadas e dinamizadas com a participação dos próprios idosos. Contribui para a melhoria da qualidade de vida dos utentes, prevenindo situações de dependência e promovendo a autonomia. Para além disso, fomenta as relações interpessoais entre os idosos e destes com outros grupos etários, incentivando a socialização e partilha de experiências, promovendo actividades de educação/formação, lazer, cultura e recreio e contribuindo para retardar a institucionalização.

Finalmente, o Serviço de Apoio Domiciliário é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou actividades da vida diária. Esta valência inclui os serviços de refeição (almoço e lanche), cuidados de higiene pessoal, tratamento de roupa e limpeza habitacional. 

Responsável Técnica: Dra. Edite Fernandes
Contactos: 227 860 680 | gas@jfodouro.com
Local: Junta de Freguesia de Oliveira do Douro