Geminação

Desde os finais da década de 80 do século passado, a Junta de Freguesia reforçou os seus laços e contactos com uma pequena cidade do sul de França: La Reóle.

Situada na margem norte do rio Garona, é a sede da comuna de Reóle, integrada na região administrativa da Nova Aquitânia, que por sua vez integra o departamento de Gironda. Por essa altura, uma delegação de 25 oliveirenses visitou La Reóle durante 10 dias, liderada pelo Presidente da Junta de então, o Sr. José Candoso. A visita daria origem a um documento de compromisso entre Oliveira do Douro e a mairie de La Reóle, presidida então por Bernard Castagnet, missiva essa redigida pelo jovem Eduardo Vítor Rodrigues, que integrava a delegação e que se tornou mais tarde Presidente da Junta.

A geminação foi oficializada em duas datas emblemáticas para ambas as localidades e respectivos países: a 14 de Julho de 1991 em La Reóle; a 25 de Abril de 1992 em Oliveira do Douro. Desde então, os laços têm sido mantidos e reforçados com visitas de intercâmbio e a celebração de eventos culturais.