Natureza

FRENTE DE RIO

O rio Douro está intimamente ligado à freguesia, que não só o carrega no seu nome como também o tem como seu limite natural, a Norte e a Este, ao longo de mais de quatro quilómetros de extensão. Portanto, a relação com o rio sempre foi muito próxima e este é um espaço natural de excelência, de enorme beleza paisagística.

Actualmente, toda a frente de rio está a ser requalificada ao abrigo do Projecto Municipal “Encostas do Douro”, ao longo dos vinte quilómetros de frente ribeirinha, desde a ponte D. Maria Pia até aos limites do concelho, em Lever. Para além da reabilitação arquitectónica, promoção cultural e desportiva e requalificação ambiental de espaços como o Vale de Quebrantões ou o Areinho, deste projecto fazem parte, entre outros: a construção do passadiço de ligação do Cais de Quebrantões ao Areinho; a promoção da sua zona balnear; a construção de um Centro Náutico em parceria com a Federação Portuguesa de Canoagem e o Centro de Desporto da Universidade do Porto; e a reabilitação dos trilhos sobranceiros ao rio junto às quintas de S. Salvador, Pedra Salgada, Torre Bella, Carvalheiras, Fonte da Vinha, Cubos, Arcediago e Frades. O percurso ciclo-pedonal junto a estes espaços emblemáticos e seculares de Oliveira do Douro permitirá, futuramente, ligar esta zona à foz do Douro e daí a toda a costa marítima concelhia até Espinho.

PRAIA DO AREINHO

Um dos espaços privilegiados da frente de rio é a praia fluvial do Areinho. Com a requalificação inerente ao projecto “Encostas do Douro”, a praia tem sido valorizada e crescentemente visitada, sendo muitos os banhistas que escolhem a última praia do Douro antes da sua foz como seu refúgio balnear. A instalação de balneários sazonais e a presença de nadadores-salvadores durante a época balnear são algumas das melhorias já implementadas, promovendo um dos locais mais bonitos e deslumbrantes de Oliveira do Douro.

PARQUE DA LAVANDEIRA

De entre os espaços naturais da freguesia, o Parque da Lavandeira é, decerto, um dos mais concorridos e apreciados de todo o concelho.
Com uma área de 11 hectares, ocupa os terrenos das quintas da Condessa e da Lavandeira, sendo dotado de percursos pedestres, zonas de merendas, jardins temáticos e parque infantil. A escassos minutos do centro cívico da Avenida da República e da auto-estrada, este é um espaço de referência e eleição em Oliveira do Douro.

PARQUE PONTE MARIA PIA

Paredes meias com a freguesia vizinha de Santa Marinha, o Parque Ponte Maria Pia – Fitness Park é um equipamento recente na freguesia. Instalado em cima do troço ferroviário da antiga linha Porto-Lisboa, onde a Ponte Maria Pia unia as duas margens, este espaço verde está dotado de percursos, bancos e zonas de descanso e lazer, para além de um half-pipe de iniciação ao skate e de máquinas de manutenção física.

ECO-FREGUESIAS

Oliveira do Douro é Eco-Freguesia! Esta distinção foi atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que tem procurado reconhecer “as freguesias que trabalham no sentido da sustentabilidade e desenvolvimento da sua comunidade, sendo valorizadas iniciativas em prol do ambiente, participação, cidadania e inclusão”. Depois de já em 2015 Oliveira do Douro ter sido uma das cinco freguesias portuguesas pioneiras na implementação deste projecto, desde Março de 2017 foi reconhecida como uma das primeiras 39 Eco-Freguesias XXI de Portugal, tendo recebido, em Torres Novas, os respectivos diploma e bandeira na cerimónia do 1.º Concurso Nacional. Num universo nacional de 3092 freguesias, a freguesia obteve o 16.º lugar, o melhor resultado a nível distrital, tendo sido reconhecidos projectos como o Orçamento Participativo, a reciclagem de velas no cemitério local ou o programa Eco-Famílias, iniciativa criada em Oliveira do Douro no âmbito do projecto-piloto e que agora é desenvolvido a nível nacional.